O AEE E O “MODELO DOS MODELOS”
O texto de Ítalo Calvino nos refletir sobre algumas atitudes, buscando e intervindo com o AEE na
escola,pois ela se torna inclusiva quando reconhece as diferenças dos alunos diante
do processo educativo e busca a participação e o desenvolvimento de todos, incluindo novas práticas pedagógicas. Sabemos que é aos poucos a introdução dessas
novas práticas, pois ela depende de mudanças que vão além da escola e da sala
de aula.
Para que essa inclusão aconteça, é necessário a atualização e
desenvolvimento de novos conceitos, assim como a redefinição e a aplicação de
alternativas e práticas pedagógicas e educacionais compatíveis com a inclusão.
Para favorecer esse processo a Política Nacional de Educação Especial na
Perspectiva Educação Inclusiva (2008) propõe o Atendimento Educacional
Especializado - AEE, é um serviço da educação especial que "[...]
identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que
eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas
necessidades específicas" (SEESP/MEC, 2008). O AEE complementa e/ou
suplementa a formação do aluno, visando a sua autonomia na escola e fora dela,
constituindo oferta obrigatória pelos sistemas de ensino, sem, no entanto,
trabalhar com modelos previamente elaborados e sim propõe conhecer o aluno
através da anamnese realizada com a família, entrevista com todos que interagem
com o aluno, a avaliação no âmbito do AEE e a seguir realizar o plano de
intervenção objetivando seu desenvolvimento integral e consequentemente sua
autonomia.
Fontes consultadas:
A Educação
Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar - A Escola Comum Inclusiva 9
http://aeeufc2013eadroseaneraposo.blogspot.com.br/2014/06/o-modelo-dos-modelos-acesso
em 30/06/2014 09: 15 min.
CALVINO, Ítalo. O modelo
dos modelos, UFC, 2014.
Olá , Neuza . Passei para dar uma espiadinha. Bem pertinente o texto de Italo Calvino, para nos levar a uma reflexão.Traçando um paralelo com a EDUCAÇÃO INCLUSIVA, realmente não é possível seguir um modelo pronto,pois cada aluno tem habilidades, potencialidades que devem ser respeitadas e estimuladas. Boa sorte. Um abraço!
ResponderExcluir