terça-feira, 1 de julho de 2014

O AEE E O “MODELO DOS MODELOS”




      O texto de Ítalo Calvino nos refletir sobre  algumas atitudes, buscando e intervindo com  o AEE na escola,pois  ela se torna inclusiva quando reconhece as diferenças dos alunos diante do processo educativo e busca a participação e o desenvolvimento  de todos, incluindo  novas práticas pedagógicas. Sabemos que é aos poucos a introdução   dessas novas práticas, pois ela depende de mudanças que vão além da escola e da sala de aula.
Para que essa inclusão aconteça, é necessário a  atualização e desenvolvimento de novos conceitos, assim como a redefinição e a aplicação de alternativas e práticas pedagógicas e educacionais compatíveis com a inclusão.
         Para favorecer esse processo a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Educação Inclusiva (2008) propõe o Atendimento Educacional Especializado - AEE, é um serviço da educação especial que "[...] identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas" (SEESP/MEC, 2008). O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno, visando a sua autonomia na escola e fora dela, constituindo oferta obrigatória pelos sistemas de ensino, sem, no entanto, trabalhar com modelos previamente elaborados e sim propõe conhecer o aluno através da anamnese realizada com a família, entrevista com todos que interagem com o aluno, a avaliação no âmbito do AEE e a seguir realizar o plano de intervenção objetivando seu desenvolvimento integral e consequentemente sua autonomia.


Fontes consultadas:


A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar - A Escola Comum Inclusiva 9


CALVINO, Ítalo. O modelo dos modelos, UFC, 2014.

Um comentário:

  1. Olá , Neuza . Passei para dar uma espiadinha. Bem pertinente o texto de Italo Calvino, para nos levar a uma reflexão.Traçando um paralelo com a EDUCAÇÃO INCLUSIVA, realmente não é possível seguir um modelo pronto,pois cada aluno tem habilidades, potencialidades que devem ser respeitadas e estimuladas. Boa sorte. Um abraço!

    ResponderExcluir