Recursos e Estratégias em baixa Tecnologia para trabalhar com alunos com TGD/TEA
Na
pesquisa como trabalhar com TGD/ TEA nos permitiu construir um recurso
maravilhoso voltado para a comunicação humana, pois para Rodrigues al. (2000, p.24) “A comunicação permita ao
homem transmitir e interpretar sentimentos e pensamentos, interagindo com
outros indivíduos numa troca de informações e experiências que o enriquece no
decorrer da vida”. Pessoas com limitações que perdem ou não ter a habilidade de
comunicação convencional, precisam de apoio para se comunicar. Esse recurso
pode vir da área da alta e baixa tecnologia.
PRANCHA DE COMUNICAÇÃO
As pranchas de comunicação podem ser
construídas utilizando-se objetos ou símbolos, letras, sílabas, palavras,
frases ou números. As pranchas são personalizadas e devem considerar as
possibilidades cognitivas, visuais e motoras de seu usuário.
Essas pranchas podem estar soltas ou
agrupadas em álbuns ou cadernos. O indivíduo vai olhar apontar ou ter a
informação apontada pelo parceiro de comunicação dependendo de sua condição
motora.
Nela
encontram-se possibilidades de auxílio para proporcionar adaptações com
diversos materiais e estratégias para envolver a criança ou jovem no processo
de ensino-aprendizagem.
A
escola pode trabalhar em sistema colaborativo envolvendo gestores, pais,
professores e outros profissionais para melhor atender a necessidade que se
encontra naquele momento.
Parabéns ... sua sugestão de ampliar a comunicação através da prancha é uma oportunidade maravilhosa e que deve ser bem explorada. Um abraço.
ResponderExcluir