domingo, 20 de outubro de 2013

AEE_NEUZA Jogos para alunos com DI



Turma 26ª-campo Grande –MS
Cursista: Neuza T.da Silva
Jogos e/ou atividades que poderão favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno com Deficiência Intelectual
Há varias estratégias que o professor poderá considerar em sala de aula para o desenvolvimento do trabalho com aluno deficiente intelectual.
O papel do educador é fundamental, desde o processo de confecção do jogo, na elaboração das regras até o encorajamento quanto à troca de ideias entre os participantes. È fundamental proporcionar-lhe experiências positivas convenientes ao seu nível de desenvolvimento e sugerir jogos e atividades compatíveis.
Entre os jogos que podem ser utilizados para o desenvolvimento do aluno com Deficiência Intelectual estão:


BONECO ARTICULADO que estimula a: Noção do esquema corporal e a Conscientização sobre as partes do corpo e suas posições, habilidade manual.
 Nesse jogo as partes do corpo podem ser recortadas em cartolina: cabeça, pescoço, tronco, dois braços, dois antebraços, duas mãos, duas coxas, duas pernas e dois pés. Para juntar as partes fazendo as articulações, podem ser feitos furos com o furador de papel e colocadas tachas, que se abrem depois e perfurar o papel. Outra alternativa é furar as articulações com uma agulha grossa e barbante, e depois dar um nó de cada lado do barbante.
Possibilidades de exploração:
-Recortar e montar o boneco articulado.
-Pedir a uma pessoa que sirva de modelo, assumindo diferentes posições que os alunos procurarão reproduzir com seus bonecos.
-Fazer o exercício contrário, colocar o boneco em posições que as pessoas deverão representar.
-Descobrir quais as posições que podem ser feitas com o boneco mas que são impossíveis de serem realizadas pelo ser humano.
                          

 
BOLICHE DE LATAS, onde estimula a Motricidade, coordenação motora ampla, coordenação viso-motora, arremesso ao alvo, controle de força e direção. Para desenvolver esta atividade precisa-se de Bolas de meias feitas com algumas meias juntas, que são enfiadas no fundo de uma meia comprida. Para arrematar, torcer e desvirar o cano da perna da meia várias vezes, recobrindo a bola para, posteriormente, costurá-la. Latas vazias, do mesmo tamanho, com números colados.
Possibilidades de exploração:
·         Empilhar as latas fazendo um castelo.
·         Jogar como boliche: cada jogador arremessa três bolas, tentando derrubar todas as latas.
·         Contar os pontos de acordo com os números escritos nas latas derrubadas.
·         Vence o jogo quem tiver feito mais pontos.



O Jogo dos PEZINHOS estimula a Coordenação motora ampla, equilibro, postura e noção de direita e esquerda. É feito usando papel cartão ou Eva, corte seis pés direitos e seis pés esquerdos. Com caneta hidrocor, marque um D nos pés direitos e um E nos esquerdos. Disponha os pezinhos de forma a representarem passos ao longo de um caminho e fixe-os no lugar.
Possibilidades de exploração:
·         Pedir às crianças que andem sobre as pegadas e tentem ficar dentro das marcas.
·         Quando colocarem o pé direito sobre a pegada D, digam “direita” e o mesmo para a esquerda.
·         Pular só com o pé direito do primeiro D até o sexto D.
A atividade dos FÓSFOROS estimula a Coordenação viso-motora fina, movimento de pinça, orientação espacial, manipulação de quantidades, concentração da atenção. 26
É desenvolvida com uma Caixa com palitos de fósforo. As laterais foram inutilizadas pela colocação de um durex (para evitar que as crianças possam riscar os fósforos).
Exploração:
·         Retirar os fósforos da caixa e pedir à criança que os guarde, com as cabeças voltadas para o mesmo lado.
·         Enfileirar os fósforos na mesa, seguindo determinados critérios (ex. três voltados para cima e três voltados para baixo).
·         Fazer figuras com os fósforos.
·         Fazer formas geométricas com três, quatro, cinco e seis fósforos.
·         Construir um quadrado dentro do outro.
·         Inventar linhas com desenhos variados e reproduzi-las.
·         Fazer seqüência de fósforos.
·         Fazer contas com os fósforos.
A atividade intitulada AMPULHETA estimula o aluno a compreender a Noção de tempo. É preciso selecionar duas garrafas iguais. Colocar areia em uma delas, colar as duas tampas. Fazer um furo nas tampas já coladas. Fechar as duas garrafas com as tampas. Medir o tempo (usando o relógio) em que a areia passa de um recipiente para o outro. Anotar nas extremidades dos dois recipientes o tempo.
 Exploração:
Como a ampulheta é um instrumento de medida ela pode ser usada simplesmente para que a criança observe o tempo que leva para a areia passar de um recipiente para o outro, ou pode servir de apoio aos jogos, controlando o tempo das tarefas.
A atividade CLASSIFICAÇÃO COLORIDA estimula a Percepção visual, classificação, identificação das cores e das formas geométricas.
Para desenvolvê-la é preciso de Formas geométricas grandes (triângulo, quadrado, círculo) recortadas em cartolinas ou Eva de cores diversas.
Exploração:
·         Espalhar as peças no chão e pedir às crianças que encontrem na sala objetos com as mesmas cores das peças, ou das mesmas formas, sempre sugerindo uma cor ou uma forma de cada vez.
·         As peças podem ser numeradas e pode-se pedir aos alunos que procurem o número correspondente de objetos conforme a classificação solicitada.

     (Atividade desenvolvida juntamente com a colega de grupo Sandra Peres.)

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: adaptações curriculares. Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC/ SEF/ SEESP, 1999.
MAFRA, Sônia Regina Corrêa. O Lúdico e o Desenvolvimento da Criança com Deficiência Intelectual. Disponível em: <http://jucienebertoldo.files.wordpress.com/2013/03/o-lc3badico-e-deficiente-intelectual.pdf>. Acesso em: 19/10/2013.

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